Após um ano de desenvolvimento, os estudantes da Universidade Tecnológica de Nanyang, em Cingapura, apresentaram na segunda-feira (2) o primeiro carro movido a energia solar com a estrutura feita totalmente com uma impressora 3D.
A carroceria tem 150 partes, impressas separadamente, e foi montada sobre um chassi de fibra de carbono. Ao todo, dezesseis universitários de diferentes cursos de engenharia e design elaboraram o projeto, batizado de NTU Venture 8 (NV8). Com células solares flexíveis de silício feitas artesanalmente que seguem o contorno do veículo, o foco principal do projeto é aumentar a eficiência da captação energética.
O NV8 chega à velocidade máxima de 60km/h e vai participar da etapa asiática da competição global da Shell voltada para projetos de eficiência energética aplicada a veículos, a Shell Eco-marathon. Para manter o carro o mais leve possível, os estudantes optaram por um tipo específico de plástico para a carroceria, estruturado como uma colmeia de abelhas.
O material, quando visto contra a luz, é translúcido e, segundo os estudantes, consegue ser fino e resistente ao mesmo tempo. O visual futurista inclui também portas que abrem verticalmente. Além do NV8, o grupo também desenvolveu uma versão esportiva de três rodas do veículo movido a energia solar, equipado com células de silício que seguem o contorno da carroceria, assim como o NV8. Batizado de NV9, o carro-conceito é menor e possui uma tecnologia de inclinação inteligente que permite a economia de energia gasta nas curvas.